fechar× Entre em contato (071) 2104-0091
Através da humanização da assistência o paciente em tratamento dialítico pode encontrar novas possibilidades e recursos para  conviver com sua doença e melhorar a sua qualidade de vida. Visando minimizar o sofrimento do paciente e facilitar a sua  adaptação a terapia dialítica, o serviço de psicologia do INED, atuando dentro de uma perspectiva interdisciplinar, oferece aos  pacientes condições, recursos e técnicas que possibilitam a expressão dos sentimentos, elaboração dos medos, crenças e  fantasias. Atividades envolvendo música, pintura, desenho, exibição de filmes, passeios externos, entre outras atividades, ajudam a  promover a reabilitação psicossocial do paciente.


Programas sócio educativos

Historicamente o INED tem desenvolvido atividades sócio educatitivas e lúdicas, em prol da qualidade de vida, auto-estima e cidadania de pacientes e funcionários. São ações focadas em saúde, educação e meio ambiente, que compõem uma estratégia de responsabilidade social corporativa de longo prazo.

2002 - 2003 BB Educar - Um programa de alfabetização de adultos em parceria com o Banco do Brasil realizado em 2002, que incluiu pacientes, familiares e comunidade, trazendo mais dignidade e cidadania aos participantes.

2001 - 2006 Caminhada da Primavera – Em seis edições, a Caminhada da Primavera reuniu pacientes, famílias e profissionais de saúde, inclusive de outras clínicas, numa festa cultural de integração com foco em temas variados, como promoção da saúde e esclarecimentos à população sobre hábitos saudáveis de vida, boa alimentação e atividade física regular. Apresentações de dança, capoeira, música e teatro se misturaram a campanhas de doação de órgãos.

2002 - 2007 Novo Visual – Oficinas de beleza realizadas pelo INED com objetivo de estimular o auto-cuidado, melhorando a auto-estima e o bem estar.

2001 - 2011 Proned – Programa de Orientação ao Portador de Doença Renal Crônica, tem como objetivo o desenvolvimento de atividades educativas para pacientes e familiares, com informações sobre a saúde dos rins, os cuidados necessários ao sucesso do tratamento e direitos sociais e civis dos pacientes.

A partir de 2009 Passeios – Descontração e inclusão social são os objetivos dos programas externos, como O INED vai ao Teatro, que levou os pacientes ao Teatro Castro Alves e Solar Boa Vista para assistirem a espetáculos de dança, e O INED vai ao Zoo, que organizou visita ao Jardim Zoológico de Salvador.

Atividades Lúdicas - Durante as sessões de hemodiálise os pacientes podem desenvolver atividades como pintura de mandalas e outros desenhos e anualmente é realizada uma exposição desses trabalhos na clínica. Ainda estão disponíveis durante essas sessões caça palavras e jogos educativos. Mensalmente é realizada uma sessão de cinema. Projeto de arte-terapia inclui o uso da música ao vivo durante a sessão de hemodiálise, com participação de profissionais e dos pacientes. 

Cuidando de quem cuida – Academia de ginástica com profissional de educação física para orientar e estimular os nossos colaboradores para prática de atividades físicas; Massagem corporal e quiropraxia; Orientação educacional quanto a hábitos alimentares saudáveis e ingestão de água e plano odontomédico de saúde são alguns dos cuidados do INED com os seus colaboradores.

Desenvolvimento sustentável– Atividades como coleta e descarte adequado de lâmpadas e pilhas, envio de materiais plásticos utilizados para reciclagem. 

Comemorações em datas festivas envolvendo pacientes e colaboradores.